Ir direto para menu de acessibilidade.



Consórcio intermunicipal de sanidade agropecuária – SIM Sertão e Mar

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMDR) e neste caso especifico foi constituído em 18 de maio de 2020  o “Consórcio Intermunicipal de Sanidade Agropecuária – SIM Sertão e Mar”. A denominação Sertão e Mar trás o enfoque na abrangência de municípios do litoral norte, ou seja, municípios banhados pelo mar e os municípios com clima mais sertanejos dos territórios Mato Grande e Sertão Central litoral norte.

É responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetais minimamente processados em todos os municípios consorciados: Guamaré, Jandaíra, Galinhos e Pedro A. O SIM surgiu da necessidade de descentralizar a fiscalização industrial e sanitária, como forma de ampliar e facilitar o acesso dos produtores ao processo de legalização das indústrias em todo o território nacional.

Com o registro junto ao SIM, os locais de produção de carne, leite, pescado, ovos, mel e derivados, além de vegetais minimamente processados para consumo direto, tem vantagens em relação a concorrência, devido principalmente a qualidade dos produtos inspecionados, devidamente rotulados, seguindo toda uma legislação e ritos higiênico-sanitários de identidade e qualidade dos produtos, garantindo segurança alimentar, saúde e combate a comercialização de produtos irregulares ou clandestinos. 

Qualquer produto de origem animal e vegetais minimamente processados só poderão ser comercializados se forem devidamente registrados nos serviços de inspeções oficiais. Produtos sem registros ou irregulares  poderão desenvolver sérios riscos à saúde humana e ambiental, que inclusive dependendo da situação poderão até ocasionar a morte do consumidor. 

legislacao
Legislação
organograma-
Organograma
Services
Serviços

Dúvidas? Entre em contato conosco

Email: consorciosimsertaoemar@gmail.com