III CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FOI SUCESSO

publicado: 04/02/2019 11h18,
última modificação: 04/02/2019 11h18

Organizada pelo Conselho de Direito (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente discutiu a política da infância e adolescência no município, na última sexta-feira, 1º de fevereiro, no plénário da Câmara Municipal.

Com o tema “Proteção Integral, Enfrentamento à Violência e Diversidade”, o evento contou com a participação de técnicos das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, e ainda de conselheiros de outros Conselhos de Políticas Públicas, como Assistência Social, Idoso e Conselho Tutelar.

A Mesa Diretiva dos trabalhos foi composta pela presidente do CDMCA, Marisa Rodrigues, articuladora do Selo UNICEF pelo adolescente Deivid Souza, representante municipal no Comitê de Participação de Adolescentes – CPA do Rio Grande do Norte; Giselda Vasconcelos, assistente social e representante do Ministério Público da Comarca de Macau e Ana Amélia Melo, palestrante convidada, Psicóloga e Psicopedagoga. A Vice-prefeita Iracema Morais representou o executivo municipal.

Destacando a importância da conferência, quanto espaço de cidadania, Marisa Rodrigues enfatizou o salto que Guamaré deu em relação à institucionalidade na Política da Infância e Adolescência, fruto de um coletivo de debate. Ela voltou a destacar que as deliberações vão incorrer para o poder público implementar ações, principalmente no enfrentamento à violência, que têm a cada dia números mais assustadores.

Durante o evento, além da palestra principal, os grupos apresentaram as propostas trabalhadas, posteriormente voltadas para encaminhamento ao CONSEC, para serem discutidas também na Conferência Estadual, prevista para acontecer até o final de julho deste ano. Ao final, cada segmento votou num representante titular e suplente para representar o município na Conferência Estadual, sendo eles:

 

Representantes do Conselho de Direito:

Lucila Tibúrcio da Silva Marques – Titular

Raniele Moura Alves de Oliveira – Suplente

 

Representantes do Conselho Tutelar:

Silvio Roberto Cunha da Silva – Titular

Ana Maria Modesto da Silva Santos – Suplente

 

 

Representantes dos profissionais que atuam diretamente com a Política da Criança e do Adolescente:

Jaianny Priscila da Silva Medeiros Olegário – Titular

Renata Almeida Leão – Suplente


Representantes dos Adolescentes:

Deivid da Silva Souza – Titular

Francileide Araújo Rodrigues – Suplente