A Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o tema central que permeia as discussões da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guamaré. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta terça-feira (27), no Centro de Convenções da cidade e reuniu autoridades como o prefeito Arthur Teixeira, o deputado estadual Hermano Morais, o secretário adjunto de Estado do RN da Assistência Social, Adriano Oliveira, secretários municipais, vereadores e membros que integram a rede de Assistência Social.
Em seu discurso, o prefeito Arthur Teixeira falou sobre a escolha da gestão em manter todos os programas da Assistência Social diante da significativa queda da receita municipal. “Sabemos o impacto dessas ações na vida dos cidadãos guamareenses, como o Renda Cidadã, o restaurante popular e todas as ações que chegam diretamente à casa das pessoas”, ressaltou o chefe do executivo municipal.
O evento contou com a palestra magna “Reconstrução do SUAS – O SUAS que temos e o que queremos” ministrada por Margareth Alves Dallaruvera, presidente do Conselho Nacional da Assistência Social. “A participação da comunidade, do prefeito e dos representantes do legislativo na Conferência Municipal de Guamaré, me chamou muita atenção e me deixou muito feliz e lisonjeada em participar deste momento de reconstrução das políticas públicas da Assistência Social”, enfatizou Margareth Dallaruvera, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social.
A solenidade contou com a participação do deputado estadual Hermano Morais que na ocasião anunciou a destinação de duas emendas para o município. A primeira no valor de R$ 300 mil destinada a regularização fundiária. E outra no valor de R$ 100 mil para a continuidade da reforma da igreja centenária de Nossa Senhora da Conceição. A Igreja foi construída no ano de 1783, é o prédio mais antigo do município de Guamaré, e da região salineira. Tombada pela Fundação José Augusto, no dia 28 de junho de 2001, por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.
As Conferências Municipais de Assistência Social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A programação da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social segue ao longo desta quarta-feira (28), no Centro de Convenções de Guamaré com palestras, mesas redondas e debates.