Para garantir o desenvolvimento de estratégias e ações de conservação das aves limícolas, ilustres visitantes do município de Guamaré e região, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e a Organização da Sociedade Civil SAVE Brasil, reuniram-se na quarta-feira (21), reuniões com as empresas industriais V2I Energia S.A. e 3R Petroleum, em busca de fortalecer parcerias ambientais para o município de Guamaré.
Durante as reuniões destacou-se que cerca de 8.500 hectares do Rio Grande do Norte devem receber, em breve, reconhecimento internacional de santuário de aves migratórias, pela Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN).
O status foi solicitado pelo coordenador da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), o doutor em Ecologia João Damasceno, que monitora a região de Guamaré através do projeto Flyways Brasil.
Na área que abrange o Município de Guamaré foram encontradas cerca de 26 mil aves limícolas de 20 espécies, sendo 15 migratórias do Hemisfério Norte (que vivem entre o Ártico Canadense e o Brasil) e cinco consideradas ameaçadas de extinção: as migratórias maçarico-de-costas-brancas, maçarico-de-bico-torto, maçarico-de-papo-vermelho, maçarico-rasteirinho e ainda batuíra-bicuda.
As reuniões contaram com a presença do Engenheiro Eletricista da V2I Energia S.A., Rennan Oliveira, a Engenheira Ambiental da Falcão Consultoria e Projetos Ambientais, Luciana Mendes, a Engenheira Civil da 3R Petroleum, Larissa Dantas, o coordenador da Save Brasil, João Paulo Damasceno e os membros da SEMURB, a secretária adjunta, Mohana Arnaud e o biólogo, Yuri Melo.