Hospital público de Guamaré realiza a primeira cirurgia de cabeça e pescoço

publicado: 08/08/2019 19h39,
última modificação: 08/08/2019 19h39

IInaugurado na gestão do então prefeito Hélio Willamy, completando quatro anos em pleno funcionamento, registrando a marca de mais de 3.500 cirurgias realizadas sem intercorrências, o Centro Cirúrgico de Guamaré realizou nesta quinta-feira, 08, a primeira cirurgia de cabeça e pescoço, completando a 10ª especialidade cirúrgica, resultado do investimento da administração do prefeito Adriano Diógenes.

“O fato de apenas um único hospital público do estado atender com esse procedimento cirúrgico, deixa os municípios com dificuldades em encaminhar pacientes para realizar esse tipo de cirurgia. Diante da demanda que temos, concentramos todos os esforços para atender o cidadão de Guamaré em mais uma especialidade cirúrgica”, destacou o prefeito Adriano Diógenes.

A primeira cirurgia nessa especialidade foi uma tireoidectomia total, procedimento cirúrgico que atualmente é realizado na rede de saúde pública do estado apenas no Hospital Universitário Onofre Lopes-HUOL, localizado em Natal. O procedimento foi realizado sem intercorrências e a primeira paciente é moradora do Distrito de Baixa do Meio.

“O novo serviço de cirurgia realizado em Guamaré trás ao usuário o atendimento ambulatorial e cirúrgico na especialidade de cabeça e pescoço, onde dispomos de dois médicos especializados nessa área”, explicou o Secretário de Saúde, Fabrício Morais.

A equipe médica para esse tipo de procedimento no Hospital Manoel Lucas de Miranda de Guamaré é formada pelo cirurgião Dr. Rommell Vieira (Cirurgião Cabeça e Pescoço), auxiliado pelo médico Diógenes Paiva (cirurgião Cabeça e Pescoço) e o anestesiologista, o médico Vital Pedro.

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireóide, paratireóide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço e tumores de pele.

Imagens: Alexandre Barbosa