Com articulação do NUCA, audiência pública discute o protagonismo feminino

publicado: 22/10/2019 14h02,
última modificação: 22/10/2019 14h02

A Câmara Municipal de Guamaré foi palco de uma Audiência Pública que discutiu o papel de meninas e mulheres em posições de liderança. O evento aconteceu na tarde dessa segunda-feira (21), e foi planejado pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Câmara Municipal de Vereadores, através da vereadora Lisete Negreiros, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Presidente da Frente Parlamentar em defesa da Mulher também foi uma instituição parceira da iniciativa.

A audiência foi aberta pela vereadora Lisete Negreiros, e contou com a participação da Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Juliana Câmara, que também é Secretária Municipal de Assistência Social. A vice-prefeita Iracema Morais representou o Poder Executivo na ocasião, onde compareceram também secretárias e assessoras da gestão municipal.

O Mobilizador de Jovens e Adolescentes, Jean Carlos e a adolescente Lorena Maciel representaram o NUCA na plenária da audiência, que registrou ainda a presença da primeira-dama do município, Manuella Jácome. Presente ao evento, a odontóloga e Subsecretária de Trabalho da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS, Karla Veruska Barbosa fez uma explanação sobre a sua experiência na política e no trabalho social, destacando sempre a atuação como mulher.

Adolescentes do NUCA, diretoras de Unidades de Saúde, coordenadoras e técnicas das unidades socioassistenciais, diretoras de escolas, alunos das Escolas Estaduais Monsenhor Joaquim Honório e Nádia Maria Câmara, além de outras lideranças de comunidade rurais e representantes das secretarias municipais participaram do debate democrático.

“Aqui foram apresentadas sugestões, elogios e reflexões acerca da política pública para a mulher, o seu papel na sociedade e as suas superações de vida, no decorrer de uma trajetória de luta e de conquistas”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Câmara, considerando o evento positivo em relação a participação popular e a presença dos segmentos que trabalham a política pública municipal para a mulher e o adolescente.

Proart presente

A audiência pública teve ainda como atração, o grupo de canto e violão do Proart, projeto ligado a Secretaria Municipal de Educação, que apresentou um repertório diversificado. Coube a vereadora Lisete Negreiros encerrar o evento com a leitura de um poema. “Agradecemos com palavras e poesia a todos que contribuíram  para uma tarde de enriquecimento e afirmação que o lugar da Mulher é aonde ela quiser”, concluiu Lisete Negreiros.

Imagens: Luis Levy