Guamaré faz mobilização para alertar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

publicado: 15/05/2018 12h00,
última modificação: 15/05/2018 12h00

A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS ultima os preparativos para as atividades voltadas a sensibilização, mobilização e discussão acerca da violência sexual. A programação começa nesta quarta-feira, 14, e faz parte da mobilização para o 18 de maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
São parceiros da programação, a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através da Comissão de Enfrentamento a Violência Sexual contra crianças e adolescentes e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade que, todos os dias, meninas e meninos sofrem violências, dentre elas, o abuso e a exploração sexual. A importância do 18 de Maio, é que além da discussão, prevenção a sociedade também desperte para denunciar casos de violência sexual infanto-juvenil como forma de combater essa triste realidade .

Programação:

16 de maio – quarta-feira
Atividade: Mobilização e sensibilização em instituições públicas, comércio e nas ruas, acerca da temática abordada.
Local: Guamaré – horário: 08h30 às 11 horas

16 de maio – quarta-feira
Atividade: Mobilização e sensibilização em instituições publicas, comércio e nas ruas acerca da temática abordada.
Local: Baixa do Meio – horário: 14h30 às 16h30
17 de maio – quinta-feira
Atividade: Roda de conversa: “violência sexual contra crianças e adolescentes: conhecer para combater”.
Local: Clube Municipal – HORÁRIO: 14h às 16h
17 de maio – quinta-feira
Atividade: Momento na rádio: conhecendo para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Expositora: Dra. Isabel Menezes – Promotora de Justiça de Macau
Local: Rádio Maranata – Guamaré
Público: População em geral
Esta atividade visa informar através da mídia (Rádio), sobre a temática do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, como também prestar esclarecimentos sobre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos para que a população diante de uma situação de violação de direitos possa realizar denuncias e acessar estes órgãos de garantia de direitos.
Parceria: CREAS – Proteção Especial, Comissão de enfrentamento e Ministério Público
18 de maio– sexta-feira:
Atividade: Caminhada pública alusiva ao dia 18 de Maio– apitaço contra a violência de crianças e adolescentes.
Local: Guamaré – Concentração em frente ao CRAS/GUAMARÉ, seguindo pela Rua. Monsenhor José Tibúrcio, finalizando com o abraço simbólico na Praia Aratuá
23 de maio – quarta feira
Local: Quadra nova da Escola Maria Madalena
29 de maio – terça- feira
Atividade: 7º Fórum Municipal do 18 de Maio.
Tema: “A Intersetorialidade da Rede de Proteção no Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”..
Local: Clube Municipal – horário: 18h.