Aula de Campo reforça compromisso com a educação

Estudantes de Guamaré Participam de Aula de Campo no Recinto de Aclimatação para Peixes-Boi Marinhos em Diogo Lopes, Macau

publicado: 22/11/2023 14h08,
última modificação: 22/11/2023 15h42

Na quinta-feira (09/11), os estudantes do Centro de Educação Jesuíno Vieira de Melo, situado na zona rural de Ponta de Salina, tiveram a oportunidade de participar de uma emocionante aula de campo. Sob a supervisão da diretora Jane e das professoras Kátia e Eliete, os alunos do 3° ano foram imersos em um projeto dedicado ao resgate e monitoramento de peixes-boi-marinhos.

A atividade, integrante do planejamento do 4° bimestre e associada à preparação para a feira de ciências de encerramento do ano letivo, ocorreu no turno matutino, com a participação entusiasmada de 21 alunos.

O ponto de partida foi o Centro de Educação, de onde os estudantes foram conduzidos a Diogo Lopes em um ônibus da frota municipal da Secretaria de Educação. Essa iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Guamaré em proporcionar uma estrutura de transporte adequada para atividades externas.

A coordenadora central da modalidade de anos iniciais, Irismar Siqueira, acompanhou de perto os alunos e professores durante toda a jornada. Durante a aula de campo, os participantes exploraram o Recinto de Aclimatação da Ponta do Tubarão, em Diogo Lopes, Macau. Lá, tiveram a oportunidade única de conhecer o habitat natural do peixe-boi-marinho, participando ativamente de atividades relacionadas ao resgate, reabilitação, estabilização, soltura e monitoramento desses animais.

Rita Anjos, gestora da Secretaria Municipal de Educação de Guamaré, enfatizou a importância do apoio oferecido pela secretaria, destacando não apenas a questão do transporte, mas também o suporte na orientação das atividades externas por meio de planejamentos pedagógicos. “O compromisso da secretaria é sempre oferecer suporte logístico para iniciativas educacionais como essa“, afirmou a gestora.

Essa ação está alinhada com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), uma iniciativa que visa o resgate e monitoramento de peixes-boi-marinhos, sendo parte do licenciamento ambiental federal exigido pelo IBAMA para atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás realizadas pela Petrobras na região. O PMP-BP é executado pelo PCCB-UERN, através de um convênio entre a PETROBRAS, UERN e FUNCITERN.

Com essa atividade, a Prefeitura de Guamaré reforça seu compromisso com a educação integrada e a formação de cidadãos conscientes e engajados, proporcionando experiências enriquecedoras, como essa aula de campo que transcende os limites das paredes da sala de aula tradicional.