Guamaré celebra Festa de São Sebastião, padroeiro de Baixa do Meio

publicado: 11/01/2023 12h27,
última modificação: 11/01/2023 14h52

Em Guamaré, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição deu início na noite da última terça-feira (11), no distrito de Baixa do Meio a 56º Festa do Padroeiro São Sebastião. Serão dez dias de festejos em homenagem ao santo mártir. A solenidade de abertura contou com a carreata  partindo do assentamento Santa Paz, hasteamento das bandeiras e missa solene presidida pelo Padre Gilvan Bezerra, pároco de Guamaré. “A Festa de São Sebastião de Baixa do Meio é muito expressiva, são 56 anos de festa, as pessoas têm uma devoção muito especial pelo padroeiro São Sebastião e essa fé se renova a cada ano. Uma programação extensa com caminhada, carreata e missas todos dias com padre convidados e muitas atrações envolvendo toda a comunidade”, comemora o pároco Gilvan.

Considerado um dos eventos religiosos mais tradicionais do município, a Festa de São Sebastião conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guamaré, por meio da Secretaria de Turismo. Participaram da noite de abertura representando o prefeito Arthur Teixeira, os secretários municipais Rodrigo Lima (Planejamento), Andrezza Varella (Turismo) e o Procurador Municipal, Eider Mendes. Os vereadores Edinor Albuquerque, Daniel Monte e Diego de Lisete também prestigiaram a noite de abertura.

Confira a programação completa da 56º edição da Festa de São Sebastião, Baixa do Meio – Guamaré/RN e participe!

Siga também as redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Guamaré e de São Sebastião, no distrito de Baixa do Meio para acompanhar as ações e atividades realizadas.

História

São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

São Sebastião, soldado romano e cristão

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.

No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião,  sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.