Recebendo incentivos da prefeitura, alunos de Guamaré estreiam no Torneio SESI de Robótica neste final de semana

publicado: 12/12/2019 19h59,
última modificação: 12/12/2019 19h59

O SESI-RN sediará nesta sexta-feira (13) e neste sábado (14) a etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League. O Torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e adolescentes de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia. Essa é a primeira vez que uma equipe de Guamaré participa de uma competição do gênero.

“É uma iniciativa importante que fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, destacou o prefeito Adriano Diógenes.

Com entrada gratuita, a etapa regional será no SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, das 13 às 17 horas, da sexta, e das 8 às 16 horas, do sábado. Recebendo incentivos e o total apoio da prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Projetos Especiais, a equipe de Guamaré foi desafiada a desenvolver um projeto inovador.

Os alunos chegaram a conclusão de que a falta de água é o principal problema que afeta a cidade e baseado nisso, pesquisaram o que poderia ser feito, descobrindo que a lavagem de roupa gasta em média 11% do consumo de água em uma residência. A ideia inovadora e futurista projeta uma máquina de lavar roupa capaz de fazer o tratamento e reutilizar a água por mais uma lavagem, diminuindo dessa forma o gasto de água pela metade.

A equipe Guamaré vai apresentar o seu projeto levando o seu robô Sputnik, para resolver missões em uma mesa denominada tapete, onde terão que cumprir missões em um tempo de dois minutos e meio”, destacou o professor Charles Júnior. Os alunos são acompanhados por dois professores de física.

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

Atualmente o Torneio é realizado em 103 países, com aproximadamente 35.000 times e mais de 281.000 competidores. No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League.

O SESI-RN é operador do Torneio há 6 anos e, nesta temporada conta com a participação de 23 equipes do Nordeste — tendo representantes do Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Serão 200 competidores em busca da classificação para etapa Nacional que será realizada no Rio de Janeiro em março de 2020.