Prefeitura investe no esporte e leva Guamaré ao pódio internacional no Taekwondo

publicado: 31/08/2017 12h22,
última modificação: 31/08/2017 12h22

O município de Guamaré entra para o mapa do taekwondo mundial, escrevendo seu nome na história do Campeonato Pan-americano Cadete e Juvenil, que está sendo realizado em San José – Costa Rica, até 1º de setembro. Atrás dessa importante conquista está o bom desempenho da atleta prata da casa, Ana Beatriz Oliveira, dona da medalha de bronze na categoria +68Kg, conquistada na última terça-feira, 29.
Professor e treinador de Ana Beatriz, Doriedson Galdino explica que com seis competidores na sua categoria, a atleta de Guamaré perdeu nas semi finais, garantindo o bronze e destacando-se entre os quatro melhores atletas da competição, ocupando espaço de destaque no ranking mundial e iniciando o ciclo olímpico de 2024.

Ana Beatriz é aluna do projeto “Formando Campeões”, desenvolvido pela Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Revelada em casa, a atleta já faz parte da Seleção Brasileira de Taekwondo Júnior como titular, depois de ter sido selecionada pela Confederação Riograndense, sendo também registrada na Federação Potiguar.

Estudante do 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública de Guamaré, Ana Beatriz se sagrou entre os 20 atletas brasileiros que disputaram o pódio no evento internacional. Nesta edição, o Pan Americano reúne 41 países.

História no taekwondo

Atualmente com 17 anos, Ana Beatriz deu os primeiros passos no taekwondo no projeto Formando Campeões em 2014, pisando no tatame como faixa colorida, onde aos poucos foi se destacando em eventos estaduais. Já em 2015, foi campeã como faixa colorida em Recife-PE. No ano de 2016 entrou no quadro dos atletas faixa preta com vaga de titular da seleção potiguar.

No primeiro Campeonato Brasileiro Junior que disputou, ela conquistou medalha de bronze, entrando para o ranking nacional e fechou o ano em 2° lugar no ranking. Em abril deste ano, a atleta de Guamaré conquistou a vaga de titular Seleção Junior do Brasil, se credenciando a participar no Pan Americano, evento que acontece a cada dois anos.

Nesta edição, o Pan Americano reúne 41 países. Com seis competidores na sua categoria, Ana Beatriz perdeu nas semi finais, ficando com a medalha de bronze, destacando-se entre os quatro melhores atletas, ocupando espaço de destaque no ranking mundial e iniciando o ciclo olímpico de 2024.

Política pública no esporte

“A gestão do prefeito Hélio Willamy investe maciçamente em projetos esportivos, os resultados de Ana Beatriz no tatame são reflexos desse investimento”, pontuou a Secretária Municipal de Esportes, Larissa Mayara, lembrando os projetos tem revelado atletas em várias modalidades. Ana Beatriz será recebida em casa com uma calorosa recepção e homenagens no dia 5 de setembro, quando estará de volta ao Brasil.