Prefeitura de Guamaré realiza ações de conscientização sobre câncer de mama

publicado: 25/10/2022 16h32,
última modificação: 28/10/2022 10h45

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, realizou nos dias 25 e 26 de outubro, ações alusivas à campanha Outubro Rosa. O objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS Guamaré e Baixa do Meio realizaram ações com o objetivo de promover, conscientizar e sensibilizar as usuárias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, idosas e mulheres acompanhadas no Programa Criança Feliz.

As ações tiveram a parceria dos profissionais do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Unidade Básica de Saúde – UBS II – Baixa do Meio, e da Secretaria Municipal de Esportes. Foram abordados os riscos do câncer de mama e formas de prevenir e tratar a doença, bem como, orientações a respeito do autocuidado com a saúde mental como forma de prevenção das doenças psicossomáticas; e atividade física como fator importante na prevenção de doenças e promoção do bem-estar.

Durante as ações foram realizadas atividades recreativas de promoção à saúde, com aula de ritbox, para conscientizar os presentes, sobre a importância do bem-estar e autocuidado como ferramentas cruciais no cotidiano para luta contra o câncer. Uma tarde da beleza: com corte de cabelo e maquiagem, bingo do auto cuidado e sorteio de brindes encerrou a programação. Estes momentos de sensibilização e conscientização são de imensa importância na luta por esta causa, principalmente aos públicos mais vulneráveis.