Guamaré vai ganhar Centro de Artesanato na Orla de Aratuá

publicado: 18/09/2019 15h51,
última modificação: 18/09/2019 15h51

Durante a Feira de Artesanato que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, no Clube Municipal, o prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes comunicou aos artesãos, que já autorizou a implantação do Centro de Artesanato, que será preparado em um espaço na Orla da Praia Aratuá, destinado exclusivamente para a comercialização do artesanato local.

Para a realização da feira, o espaço do Clube Municipal foi todo preparado para receber cerca de 30 artesãos locais, que terão acesso também a Carteira de Artesão. O documento será emitido pelo Programa Estadual de Artesanato-PROARTE, departamento vinculado a Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social. A ação acontece em Guamaré com a articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para o Prefeito Adriano Diógenes, o artesanato é a forma mais sublime do empreendedor local apresentar a identidade de um povo, observando as características econômicas e sociais do seu habitat natural. “O artesanato mostra um pouco da essência de nossa gente”, destacou o chefe do executivo municipal.

Durante esses dois dias de evento, a Prefeitura de Guamaré também vai oferecer oficinas aos artesãos sobre Economia Criativa e Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, ministradas por técnicos do Programa PROARTE. Também serão realizados cadastros e a renovações da Carteira do Artesão.

A Carteira Nacional do Artesão é o documento oficial, emitido pelo Programa Brasileiro de Artesanato (PAB), que reconhece a profissão de artesão e concede alguns benefícios como: isenção de ICMS, descontos de material em lojas parceira, facilidade para retirada do MEI, participação de feiras organizadas pelo PAB e pelos governos estaduais.

O PROARTE também atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Além de técnicos do programa, está presente no município, a coordenadora estadual do programa, Graça Leal.

De acordo com Graça Leal, artesãos de tipologias variadas terão a oportunidade de obter seu documento e serem reconhecidos durante esse evento. ”Muitos desses artesãos nunca tiveram a oportunidade de participar de um momento como esse, oferecido pelo Estado e a Prefeitura. Nunca tiveram a oportunidade de verem seus trabalhos sendo reconhecido e valorizado”, disse.

A abertura da feira registrou além da presença do prefeito Adriano Diógenes, a Secretária de Assistência Social do Município, Juliana Câmara, secretários municipais e assessores da gestão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eudes Miranda e dos vereadores Carlos Câmara e Edinor Albuquerque.

Fotos: Alexandre Barbosa