Guamaré realiza etapa das dunas e consagra os campeões do RN 1500

publicado: 16/04/2023 13h07,
última modificação: 17/04/2023 13h29

O RN 1500, o Rally do Nordeste foi encerrado no sábado 15/04 na especial das dunas, em Guamaré. A etapa é a mais esperada pelos competidores por ser uma das mais bonitas e difíceis de navegar. Durante a solenidade de entrega da premiação que aconteceu na tarde deste sábado (15), no Centro de Convenções de Guamaré. Para a secretária de Municipal de Turismo, Andrezza Varela, “Sediar uma das principais etapas do Rally RN1500 é uma oportunidade de projetar Guamaré nacionalmente como destino turístico. Esse evento reúne pessoas de diversas regiões do Brasil e do exterior e gera um importante incremento na economia local durante esses dois dias”, destacou.

Na chegada, competidores e equipes de apoio comemoraram os resultados e fizeram a festa. Nas motos, Adrien Metge da Yamaha IMS Rally manteve o bom desempenho e fechou a quarta etapa mais uma vez em primeiro, e consagrou-se o campeão do RN 1500 com o tempo acumulado 12h57m40s. O vice campeão é da Honda Racing, Martin Duplessis com o tempo 13h05m15s. A terceira colocação do RN 1500 nas motos, ficou com Gabriel Soares também da Honda Racing no tempo 13h17m46s.

As equipes Yamaha IMS Rally e Honda Racing travaram duelo desde a primeira etapa em João Pessoa. Mas ao final da quarta etapa a Yamaha conquistou o título de campeão do RN 1500, prova válida pela segunda etapa do campeonato brasileiro de Rally Cross. Country, que este ano completou 25 edições. Adrien Metge comentou o resultado da equipe. “Mais um RN, a prova foi linda, muito boa de correr, especial dura e com muita navegação. Terminamos a competição com um ótimo resultado”, afirmou Adrien Metge.

A dupla da Bompack formada por Denísio do Nascimento e Gunnar Dums venceu na categoria UTVs. Durante toda a prova eles se classificaram entre os três primeiros lugares, e encerraram a competição com o acumulado de 13h12m19s, seguidos de Gabriel Cestari e Jhonatan Ardigo da equipe Cotton Racing no tempo 13h26m12s. Os terceiros mais rápidos foram Markus de Wit e Breno Rezende da equipe WIT Racing om o total de 13h28m28s.

Nos carros, a vitória foi da equipe MEM Motorsport, com a dupla Zé Hélio e Ramon Sacilotti, eles fizeram o acumulado de 13h05m30s e conquistarão o título de campeões. Os vice-campeões do RN nos carros são Gunter Hinkelmann e Daniel Spolidorio da X-Rally no tempo 13h13m46s. E a terceira colocação ficou com a dupla da MEM Motorsport, Marcos Moraes e Fabio Pedroso com a soma de 13h43m37s.

Foram quatro especiais, 01 dia de vistorias técnicas, 01 prólogo e 01 Super Prime. Mais de 1000 km percorridos por trilhas dos municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O Diretor de prova Henrique Arena definiu o RN deste ano como uma prova técnica, dura, difícil e muito bonita, com todos os tipos de terrenos nas especiais, característica do Rally do Nordeste que os competidores gostam, “O RN foi sensacional. A prova teve de tudo um pouco, bem nossa cara mesmo”, afirmou Arena.

Para o diretor do RN 1500 Kléber Tinoco esta edição foi especial, comemorativa dos 25 anos de uma prova que é a cara do nordeste, linda, dura, técnica e muito prazerosa. “Esse ano foi muito especial, conseguimos proporcionar uma grande corrida aos competidores, desafiadora, técnica e dura, sem esquecer da beleza do roteiro. Um agradecimento todo especial a Prefeitura de Guamaré pela parceria e receptividade”, afirmou Kleber Tinoco.

O 25° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo. Apoio do Governo do RN, por meio da Emprotur, Prefeitura de Guamaré, Governo da Paraíba, Prefeitura João Pessoa, Prefeitura de Acari, Prefeitura de Galinhos, Sebrae RN, Sidy’s TV e suporte da Escola e Escritório, Armação Propaganda, Grupo Gestus Soluções em Gestões, RádioCom, Fonte Clara, Brasifort, Geoparque Seridó, Emprotur e Repórter Aventura.

É uma das maiores provas de rally do Brasil. Criada em 1994, é considerada a segundo maior prova de rally cross-country do país e um dos mais completos e bem elaborados percursos, pois percorre diversos cenários, como serras, sertões de pedras, dunas e beira mar do estado do Rio Grande do Norte.