Guamaré participa de reunião do Consórcio Interminicipal de Sanidade Agropecuária – SIM Sertão e Mar

publicado: 30/03/2022 10h07,
última modificação: 30/03/2022 10h07

Em reunião ordinária do Consórcio Interminicipal de Sanidade Agropecuária – SIM Sertão e Mar, realizada nesta terça-feira (29), no Auditório da Câmara municipal do município de Jandaíra, estiveram reunidos os líderes do Poder Executivo das cidades de Guamaré, Jandaíra, Galinhos, Pedro Avelino e João Câmara, mais novo membro consorciado. Na reunião, foi decidida a mudança da sede para o município de Jandaíra, por fazer divisa com todos os demais municípios integrantes, a localização facilita a realização dos encontro presenciais.

Durante a reunião, o prefeito de Guamaré Arthur Teixeira destacou o trabalho realizado pela presidente do Consórcio e prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho e do diretor executivo e engenheiro agrônomo da FETARN, Joseraldo Medeiros do Vale. “Parabenizo o empenho e obstinação na presidente Marina e da FETARN na condução desse processo. A partir de agora é preciso desburocratizar os entraves para que, em breve, seja possível ter ações concretas do consórcio. Vamos fazer da agricultura familiar uma área importante no processo de retomada da economia dos nossos municípios”, declarou o prefeito.

O Consórcio Sertão e Mar tem como finalidade articular e estimular a ações nos municípios consorciados a fim de viabilizar programas de serviços de inspeção animal e vegetal, de acordo com os princípios e definições da sanidade agropecuária. Mas para além da agropecuária visa atuar amplamente nas atividades de planejamento, fiscalização, regulação, execução e gestão associada de serviços públicos nas áreas: Iluminação Pública; Resíduos sólidos; Saneamento básico; Meio ambiente; Recursos hídricos; Planejamento urbano; Segurança alimentar; Educação; Habitação de interesse social; Infraestrutura urbana; Cultura; Desenvolvimento Rural Sustentável com Fortalecimento da aquicultura, agricultura familiar, pesca e da Sociobiodiversidade; Saúde e Turismo.