Guamaré inicia projeto de transformação socioeconômica “Lugares de Charme”

publicado: 09/03/2023 16h27,
última modificação: 09/03/2023 22h30

A ação fomenta o desenvolvimento do turismo envolvendo setores estratégicos da economia local e gestão municipal.

Repaginar através do design espaços públicos de cidades turísticas transformando-os em vitrines de charme, preservando a história e resgatando a autoestima da população impactada. Esse é o objetivo do projeto Lugares de Charme lançado na cidade de Guamaré, na noite da última quarta-feira (08), em solenidade realizada no Centro de Convenções da cidade. Com o projeto busca impulsionar o desenvolvimento da atividade turística local. “O turismo é uma indústria forte que cresce a cada ano. O poder público amplia as possibilidades para atrair investidores e possibilitar o desenvolvimento social e econômico. Nós acreditamos muito que esse projeto vai impulsionar o turismo da nossa cidade, principalmente porque ele envolve as pessoas, é fundamental que os munícipes abracem o projeto para que cresçamos juntos e de forma consistente”, declarou o prefeito Arthur Teixeira.

Imagens: Bruno Martins

O evento contou com a participação de setores estratégicos da cadeia do turismo local: empresários, empreendedores, artesãos, artistas, canoeiros, marisqueiras, agricultores e estudantes. “O projeto é autoral, com metodologia embasada e regida pelo propósito do Design Social. Cada lugar é um ser que pulsa e tem uma identidade própria, nosso projeto vai atuar ao longo de um ano e meio na cidade, para conhecer profundamente a sua história e a partir desse diagnostico criar a identidade da cidade, suas cores, sabores e saberes envolvendo as pessoas”, explica a Cris Ribeiro, autora do projeto.

Pela primeira vez o Projeto Lugares de Charme vai atuar não apenas em um espaço, mas numa cidade. O projeto já impactou 100 mil pessoas indiretamente, 98 Empreendedores impactados, 8 cidades contempladas e mais de 1.000 artesãos impactados e foi vencedor dos Prêmio Brasil Criativo – 2015 do Ministério da Cultura e Prêmio Impacta Nordeste – (Rio Grande do Norte – Categoria Cultura) – 2020 do SEBRAE. Recentemente o projeto foi responsável pela repaginação do Mercado da Agricultura Familiar do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Imagens: Bruno Martins