I Fórum do Selo UNICEF incorpora propostas no Plano de Ação de garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes

publicado: 23/08/2018 20h06,
última modificação: 18/09/2022 13h52

Marcado pela participação da rede envolvida na proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente no município de Guamaré, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef na cidade. Esta é a segunda edição do projeto que o município participa, tendo sido aprovado e certificado pelo Unicef na edição 2013/2017.

A cidade também conquistou neste período dois importantes reconhecimentos internacionais, destacando-se como as melhores práticas da Semana do Bebê e atenção à primeira infância. A realização do Fórum Comunitário teve a finalidade de promover a participação social e o conhecimento dos direitos da criança e do adolescente.

“Os participantes contribuíram para o levantamento inicial de informações sobre a situação das crianças e adolescentes no município, apontando quais são os obstáculos que limitam a garantia do seus direitos”, explicou a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, lembrando que o evento foi também uma oportunidade da população ser ouvida, de modo que essas contribuições serão efetivamente incorporadas às iniciativas propostas na política municipal e concretizadas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.
O evento contou com a participação diversificada dos atores que fazem parte da agenda sobre a política da infância e juventude no município, envolvendo a sociedade civil e os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Além da Secretária Marisa Rodrigues, articuladora do Selo UNICEF na cidade, participaram do evento os secretários Cinthya Katterinny (Educação), Adriano Diógenes (Saúde), Fabrício Morais (Administração), Mauricéia Cavalcanti (Turismo) e Larissa Mayara (Esporte e Lazer).

Ainda no Fórum Comunitário do Selo Unicef, o Ministério Público foi representado pela assistente social Giselda Vasconcelos. Os vereadores Edinor Albuquerque e Lisete Negreiros, representantes da Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança e do Adolescente também prestigiaram o evento, juntamente com o vereador Carlos Câmara e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lucila Tiburcio. A vice-prefeita Iracema Morais representou o prefeito Hélio Willamy na ocasião.