Guamaré é referência no cuidado com a pessoa idosa

publicado: 02/10/2018 10h14,
última modificação: 02/10/2018 10h14

O primeiro dia do mês de outubro é considerado um marco no que se refere ao cuidado com a pessoa idosa. Nesta data, se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas-ONU. No município de Guamaré, o cuidado com a população idosa não precisa de datas comemorativas para se reafirmar, porque já faz parte da rotina e do dia a dia dessa faixa etária, através de políticas públicas bem definidas nas áreas de assistência social, saúde e esporte.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS/PAIF Centro e Baixa do Meio, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS/PAEFI vem desenvolvendo atividades junto a 162 idosos, acompanhados por estas unidades.

“O objetivo é ampliar a percepção do Idoso em relação ao envelhecimento e suas implicações dessa nova fase da vida; buscando com isso a participação ativa em seu ambiente familiar e comunitário”, explica a Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues.

Ainda segundo Marisa, as atividades são realizadas através de oficinas, palestras, rodas de conversa, campanhas educativas e de prevenção, passeios, atividades físicas e acompanhamento no Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
Dia do Idoso
Este ano, a programação organizada pela Prefeitura de Guamaré vai acontecer durante todo esse mês de outubro, dentro dos serviços ofertados semanalmente, através dos CRAS, CREAS e demais políticas intersetoriais.
A demarcação do Dia Internacional do Idoso vai finalizar com o III Fórum Municipal da Pessoa Idosa, que traz como tema: “Viver com dignidade é direito em todas as idades”. As ações acontecem também em parceria com o Conselho e o Fundo Municipal de Direitos do Idoso.