Guamaré deflagra a 8ª edição da campanha alusiva ao 18 de Maio nesta terça-feira

publicado: 13/05/2019 16h38,
última modificação: 13/05/2019 16h38

A “Campanha Faça Bonito” é uma ação estratégica realizada em alusão ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo de expandir as ações alusivas a esta data, a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, integrado com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a rede de proteção social de Guamaré apresenta uma ampla programação para celebrar este dia.

A proposta da Campanha Faça Bonito é ressaltar a data para a mobilização e sensibilização em torno deste tema, além de ampliar sua abrangência. “É importante reafirmar a responsabilidade da sociedade em geral em garantir que crianças e adolescentes desfrutem do direito de desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, destacou Marisa Rodrigues, Secretária Municipal de Assistência Social.

Serão realizadas diversas ações, desenvolvidas de forma articulada com as demais políticas públicas do município de Guamaré, no período entre 13 a 17 de maio. “Tais atividades visam manter viva a memória do dia 18 de Maio, e também para que concentremos esforços no sentido de alertar a sociedade sobre a importância da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além das diversas formas de denuncias”, reforçou Marisa Rodrigues.

Programação:

13 DE MAIO SEGUNDAFEIRA – (tarde):

Atividade: Roda de Conversa VAMOS ROMPER O SILÊNCIO!

Local: Prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Baixa do Meio.

Horário: 14h30

Público: Pais/responsáveis, crianças e adolescentes que fazem parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

14 DE MAIO – TERÇAFEIRA  (Manhã):

Atividade:  Ação de conscientização e sensibilização na UBS I acerca da temática da Campanha 18 de Maio.

Local: Unidade Básica de Saúde I – Centro – Guamaré

Público: Pacientes

14 DE MAIO – TERÇA FEIRA  (Tarde):

Atividade: Virada Educação

Local: Praça da Juventude em Baixa do Meio

Horário: 16h às 21h

15 DE MAIO – QUARTAFEIRA    (Manhã):

Atividade: Roda de Conversa VAMOS ROMPER O SILÊNCIO!

Local: Antiga Toca da Raposa – Guamaré

Horário: 08h30

15 DE MAIO – QUARTAFEIRA    (Tarde e Noite):

Atividade: Formação “CRESCER SEM VIOLÊCIA”

Horário: 13h30 às 17h30  – intervalo para jantar  – 18h às 22h

Público: Profissionais da rede de proteção social, membros do CMDCA, membros da Comissão de enfrentamento, Conselho Tutelar.

16 DE MAIO – QUARTAFEIRA  (Manhã):

Atividade: Continuidade da formação: “CRESCER SEM  VIOLÊNCIA”

Horário: 08h às 12h

16 DE MAIO QuintaFeira  (Tarde)

Atividade: Continuidade da formação “CRESCER SEM  VIOLENCIA” – 8º FORUM MUNICIPAL DO 18 DE MAIO

HORÁRIO: 13h30 às 18h

17 DE MAIO – SEXTA FEIRA  (manhã):

ATIVIDADE: Caminhada Pública em Defesa e Proteção da Criança e do AdolescenteVamos romper o silêncio!”

Local: Baixa do Meio – Concentração ao lado da Escola Maria Madalena Abraço Simbólico na Praça da Juventude.

Horário: 07h30

Público: Alunos da rede municipal de ensino (Escola Sebastiana, Escola Madalena); Profissionais da Rede de Proteção que trabalham diretamente com crianças e adolescentes;