Guamaré comemora 411 anos de colonização portuguesa

publicado: 20/08/2016 09h10,
última modificação: 20/08/2016 09h10
Convite
O dia 20 de agosto de 1605 foi instituído por lei municipal como um marco do início da colonização portuguesa no município de Guamaré. A data será lembrada com programação que acontece neste sábado, 20, a partir das 6 horas da manhã.
A programação comemorativa aos 411 anos da chegada dos portugueses na pequena vila de pescadores inclui passeio religioso e cultural, exposições e apresentações culturais do grupo Tamanco de Pau e do cordelista Francisco de Betânia. Haverá ainda uma homenagem a Chico de Isabel.
Uma novena alusiva aos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, dentro da programação do 20 de agosto, está prevista para acontecer às 19h30, seguida da apresentação cultural de Arcésio Andrade, um dos nomes da música local.
Sobre a data
Segundo pesquisadores, foi nessa data que foi oficializada a doação das terras salineiras de Guamaré aos filhos do capitão-mor Jerônimo de Albuquerque, Antônio e Matias de Albuquerque, os primeiros colonizadores.
A lei
Presidente da Câmara Municipal na época da criação da lei que instituiu o 20 de agosto como um marco da colonização da cidade, o atual prefeito do município, Hélio Willamy, destaca o papel do Legislativo para que o sonho da jornalista Jandir Candéas, respaldado em estudos, pesquisas e documentos se tornasse uma realidade, sendo o fato uma conquista histórica para todo o povo guamareense.