Guamaré capacita agentes da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente

publicado: 04/11/2019 18h55,
última modificação: 04/11/2019 18h55

Na última quinta-feira (31), aconteceu na Câmara Municipal de Guamaré, a capacitação da Rede Comunitária de Proteção de Direitos da Criança e do Adolescente e Prevenção da Violência. Segundo explicou a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Câmara, a Rede Comunitária é uma estratégia para fortalecer e aprimorar mecanismos de proteção às crianças e aos adolescentes.

“Será um reforço ao Sistema de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGD para proteger meninos e meninas de violações de seus direitos, tais como violência sexual, trabalho infantil, violência e negligência, e promover o seu bem-estar”, acrescentou Juliana Câmara, que também é articuladora do Selo Unicef no município.

A Rede Comunitária foi formada na comunidade de Salina de Cruz e atuará com o apoio das políticas públicas da gestão municipal, sendo composta por profissionais das áreas da Assistência Social (CRAS, CREAS e Conselho Tutelar), da Educação (Escola Antônio Theodorico), da Saúde (UBS V), da Segurança Pública e da Comunidade, através de usuários das políticas envolvidas e entidades, a exemplo de empresas  e igrejas.

A capacitação foi ministrada pelo Psicólogo Giliardi Laurentino, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA Casa Renascer, de Natal. Todo o conteúdo foi direcionado para a garantia dos direitos de meninos e meninas, com um aprimoramento do conhecimento acerca dos direitos humanos, das politicas envolvidas no Sistema de Garantia de Direitos, com foco na atuação do Conselho Tutelar e no fluxo entre a rede de proteção.

Após a capacitação, todos os agentes envolvidos receberam certificados e firmaram o compromisso de fortalecer a Rede de Proteção, através da ativação da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, criada desde o ano de 2015.