Guamaré avança na saúde com investimentos em capacitação e tecnologia

publicado: 17/07/2019 10h31,
última modificação: 17/07/2019 10h31

Os Agentes de Endemias e Fiscais da Vigilância Sanitária de Guamaré vão usar nos próximos dias uma plataforma digital no trabalho. A ação faz parte das inovações implantadas no setor público pela Secretaria Municipal de Saúde na gestão do prefeito Adriano Diógenes.

Segundo explicou Jarbas Paiva, Diretor da Média e Alta Complexidade no Município, a Empresa Novetech Soluçôes Tecnológicas, que já é parceira da prefeitura com o fornecimento do Sistema de informação idêntico voltado para os Agentes Comunitários de Saúde, desenvolveu também esse novo sistema, voltado para os Agentes de Endemias e Fiscais da Vigilância Sanitária.

O ATENDSAÙDE ENDEMIAS trabalha com uma plataforma digital, com formulários idênticos a utilizada hoje manualmente na escrita, atendendo assim as exigências do Ministério da Saúde”, explicou Jarbas Paiva, acrescentando que a informação é alimentada através de tablets, com uma localização georreferenciada, no momento da visita em campo, propiciando uma precisão da localização de 100%, de onde o Agente desenvolveu seu trabalho naquele período.

A economia para o município será de grande valia, pois não será mais necessário à utilização de papéis para esse fim com esse novo sistema, que traz também agilidade no fechamento dos dados e no envio de informações para o Ministério da Saúde. Outro avanço muito importante será no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho dos Agentes por parte dos supervisores e coordenadores”, destacou Jarbas Paiva.

O Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais acrescentou que 20 Agentes de Endemias, 03 Supervisores de Campo e 02 Fiscais da Vigilância Sanitária receberam um Tablet, com capa protetora personalizada. “Todos, inclusive os coordenadores, serão capacitados e treinados em campo com esse novo sistema”, concluiu.