Famílias beneficiadas pelo cadastro único devem realizar atualização cadastral

publicado: 28/04/2022 11h33,
última modificação: 28/04/2022 11h33

A partir da próxima segunda-feira (02) a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio do Setor do Cadastro Único, convoca todas as famílias que tem Cadastro Único para se dirigem aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guamaré e Baixa do Meio, a fim de atualizarem seus cadastros, visando atender a Instrução Normativa Conjunta nº. 01 de 21 de fevereiro de 2022, através da Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad), Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e Secretaria Especial do Desenvolvimento Social (SEDS), que atuam, em conjunto com estados e municípios, na mobilização de famílias que devem atualizar seus dados cadastrais, por apresentarem divergências em comparação com outros registros administrativos ou por estarem desatualizados, visando manter a qualidade dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Informamos que as famílias que não comparecem para atualização e averiguação cadastral, conforme ordem alfabética e datas a serem estabelecidas nos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio, terão seus benefícios bloqueados, cancelados ou excluídos da base cadastral, de acordo com as sansões do Ministério da Cidadania. Portanto, fiquem atentos aos prazos informados.

A atualização cadastral ocorrerá de 02/05/2022 e se estenderá até o dia 28/10, conforme calendário informado nos CRAS e nas Redes Sociais, tendo como público alvo prioritário, as famílias com o cadastro desatualizado, em averiguação e inclusão/atualização de famílias BPC.

Os processos de Averiguação e Revisão Cadastral consideram as famílias não beneficiárias de programas sociais, bem como aquelas que são beneficiárias, sendo identificados os beneficiários dos seguintes programas: Programa Auxílio Brasil (PAB); Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Segue calendário para atendimento no CRAS por ordem alfabética:

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO DAS FAMÍLIAS

Ordem alfabética

Averiguação/ Revisão Como fazer Local
A e B 02 a 13 de Maio Ponto fixo CRAS
C e D 16 a 27 de Maio Ponto fixo CRAS
E e F 30 de Maio a 20 de Junho Ponto fixo CRAS
G, H e I 27 de Junho a 08 de Julho Ponto fixo CRAS
J 11 a 29 de Julho Ponto fixo CRAS
K e L 01 a 12 de Agosto Ponto fixo CRAS
M 16 de Agosto a 16 de Setembro Ponto fixo CRAS
N, O, P e Q 19 a 30 de Setembro Ponto fixo CRAS
R e S 03 a 14 de Outubro Ponto fixo CRAS
T, U, V, W, X, Y e Z 17 a 28 de Outubro Ponto fixo CRAS

 

OBSERVAÇÃO:

Para fazer a inclusão/atualização no cadastro único é necessária toda a documentação original de todos que residem na casa:

Documentação Necessária:
Certidão de nascimento ou casamento
RG (identidade)
CPF – Cadastro de Pessoas Físicas
Titulo de eleitor
Carteira de trabalho
Fatura atualizada (COSERN)
Declaração escolar
Contra cheque (caso trabalhe)

 

Para realizar o cadastro único ou atualização, o responsável familiar precisar ser maior de 16 anos, possuir CPF ou Titulo eleitoral, a renda familiar não pode ultrapassar três salários mínimos, a não ser que a família seja acompanhada por algum Programa da Assistência Social.