Campeões mundiais desembarcam em Guamaré para fenômeno de superondas na Urca do Minhoto

publicado: 03/03/2023 10h29,
última modificação: 03/03/2023 10h38

Um grupo de atletas e amantes do surfe desembarcou no município de Guamaré na noite desta quarta-feira (01) para pegar as ondas gigantes da Urca do Minhoto, bancada em alto mar localizada a 30km da costa do município. Descoberto na década de 80, o fenômeno das superondas da Urca do Minhoto pode acontecer anualmente entre os meses de dezembro e abril, um verdadeiro tesouro em alto mar.

Imagem: Ernani Silveira

A expedição liderada pelo surfista, Armando Diniz, embarcou por volta das 2h30 da madrugada desta quinta-feira (02), para aproveitar ao máximo o swell previsto para acontecer das 5h às 10h da manhã. Após três horas de viagem, a tripulação vibrou ao ver as primeiras ondas surgirem. “Desde 2018, não tínhamos condições climáticas tão favoráveis como as que tivemos hoje. Nós surfamos aqui todos os anos, acompanhamos a movimentação das ondas que começaram a surgir no Atlântico Norte vindo da Europa, e desce direto para Guamaré, para Urca do Minhoto. Foi um espetáculo, o swell chegou e nós chegamos junto com ele, pudemos aproveitar esse espetáculo da natureza que no Brasil, só acontece aqui”, comemorou Armando Diniz, descobridor do fenômeno.

O grupo contou com presenças ilustres do esporte como Kauli Seadi, tricampeão mundial de windsurfe; os surfistas Danilo Costa, Júlio Rocha, Felipe Dantas, Diogo Rasvan, Caio Bandeira e Tatiana Puccinelli, única mulher do grupo, rider do bodyboard que arrebendou e pegou muita onda na Urca do Minhoto. As ondas mágicas, como são chamadas pelos desportistas atingiram cerca de 4 metros de face. “Hoje foi um dia muito especial, esse foi um dos melhores swell dos últimos dez anos. Saímos cedo, fomos surpreendidos com altas ondas e cumprimos nossa missão em busca da onda perfeita. Tem um gostinho especial, pois é no quintal de casa, no Rio Grande do Norte”, comemora o surfista Danilo Costa.

A ação contou com o apoio da Prefeitura de Guamaré e a expedição foi acompanhada pela secretária municipal de Turismo, Andrezza Varella. Após retornarem, uma parte do grupo foi recebida pelo prefeito Arthur Teixeira. “Fortalecer o turismo é um compromisso da nossa gestão, por isso, não titubeamos quando fomos provocados a apoiar. A partir de agora uma nova janela de oportunidades se abre e planos para o futuro envolvendo o turismo e o esporte com a realização de eventos que unam estas duas áreas”, declara o chefe do executivo municipal.