Mais uma ação da Prefeitura de Guamaré que ficará guardada na memória dos moradores da comunidade rural de Lagoa de Baixo. Depois de doze anos desativado, foi recuperado um poço e substituída à bomba submersa, que estava quebrada desde 2008.
A ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural cumpriu uma determinação do prefeito Adriano Diógenes, que foi sensível a um pleito importante dos moradores da localidade, que agora não precisam mais esperar pelo carro pipa para ter acesso à água.
O poço de Lagoa de Baixo foi perfurado pela Petrobras no início dos anos 90 e doado à comunidade. Além de instalar a nova bomba, com capacidade maior de bombeamento, a prefeitura substituiu toda tubulação e fez a outorga do poço junto aos órgãos estaduais, garantindo a participação do Programa Energia Verde da Cosern, que gera tarifas bem mais baratas para o homem do campo.
A outorga foi feita junto ao IGARN – Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte. Sem essa iniciativa, a Cosern não permite a instalação da tarifa verde, encarecendo o custo de produção para os pequenos agricultores.