Prefeitura de Guamaré

     

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Guamaré/RN

18 de Maio: Guamaré no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

publicado: 18/05/2019 09h39,
última modificação: 18/09/2022 13h52

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Guamaré, realizou durante essa semana, ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A formação “Crescer Sem Violência”, projeto oferecido pelo Canal Futura voltado para os agentes da Rede de Proteção foi um dos destaques da programação oficial.
Com objetivo de disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, a formação foi conduzida pela psicóloga e psicopedagoga, Ana Amélia Melo, integrante do Conselho Regional de Psicologia do RN. A iniciativa contou com a adesão e as presenças das Secretárias Municipais de Assistência Social e Educação, Marisa Rodrigues e Cinthya Katterinny, respectivamente.
Técnicos das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Segurança e Defesa Social, representantes do Conselho Tutelar e os Conselheiros Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente também participaram da capacitação. A Secretária Marisa Rodrigues destacou, durante o final do curso, que este tipo de formação vem acontecendo todos os anos, através dos Fóruns de discussão do 18 de Maio em Guamaré.
“Este ano, a formação fortaleceu a corresponsabilidade e o compromisso da Rede de Proteção em defesa e garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi encarada como uma construção de saberes – uma Oficina dentro da Formação”, destacou Marisa Rodrigues, sugerindo que fosse realizada uma reunião com os demais Secretários de governo para discutir os desafios levantados, assim como deixou a cargo da Comissão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes dar sequência aos encaminhamentos para serem discutidos e realizados pela Gestão Municipal.

Desafio
Em nome do Prefeito Adriano Diógenes, a Secretária de Assistência Social agradeceu a participação dos integrantes da rede de proteção e lançou um desafio para ser tratado durante a Semana do Bebê deste ano, que é a gravidez na adolescência. Ana Amélia se propôs a fazer novamente a ponte com o Canal Futura, a fim de trazer mais um trabalho e uma experiência exitosa para Guamaré.
Caminhada
Encerrando a programação alusiva ao 18 de Maio, com a participação de alunos da rede municipal de ensino e dos profissionais da Rede de Proteção que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social promoveu nesta sexta-feira, 17, a Caminhada Pública em Defesa e Proteção da Criança e do Adolescente– “Vamos romper o silêncio”, no distrito de Baixa do Meio.