V Semana do Bebê começa em Guamaré

 

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 5, a abertura solene da V Semana do Bebê, marcando o início oficial do evento, que vai até o dia 12 de outubro em Guamaré. A Semana do Bebê tem como objetivo a valorização da Primeira Infância, tanto pelo poder público, quanto pela sociedade.

O tema deste ano trabalha: “O Papel da Sociedade na Primeira Infância: A construção da cidadania nos primeiros 1000 dias”. Representando essa fase da vida, a chamada Primeiríssima Infância, o evento teve a presença de Bárbara Morais, representando o período gestacional de 270 dias; a bebê Beatriz Vitória, representou os primeiros 365 dias; e a Bebê Prefeita Maísa Sofia, os primeiros 1000 dias de vida.

Entre as autoridades presentes ao evento que aconteceu na Câmara Municipal, estava o Prefeito Municipal Hélio Willamy, a vice-prefeita Iracema Morais, a Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, a Secretária de Educação, Cinthya Katterinny, a Secretária de Esporte, Larissa Mayara e a representante da Secretaria de Saúde, a Secretária Adjunta Rezuleide Morais. Além deles, o Poder Legislativo esteve representado com as presenças do vereadores Edinor Albuquerque, que representou a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e o vereador Carlos Câmara.

Ainda na solenidade, foram apresentadas também ao público a mãe do Bebê Prefeito 2016, Micilene Pedro, e o Bebê Prefeito, Thalles Miguel, e a palestrante Lígia Cabral, e a coordenadora da REPI/RN, Edna Fernandes. Antes de começar sua apresentação, a Secretária Marisa Rodrigues pediu um minuto de silêncio em memória das crianças mortas na tragédia de Janaúba/MG, que segundo destacou: “representam a vida e tudo aquilo pelo qual o município vem trabalhando”.

Marisa lamentou o acontecimento, junto aos presentes, mas enfatizou diversas vezes que essa luta não pode parar. Assim, apresentou a trajetória das cinco Semanas do Bebê já realizadas no município de Guamaré, destacando que os temas seguem uma linha lógica, desde seu início. Com a palavra para Lígia Cabral, palestrante magna, ela começou sua fala destacando que a Primeira Infância tem uma simbologia de força, pois uma pequena célula se transforma num ser humano inteiro.

Lígia Cabral também ficou muito feliz com a presença dos bebês prefeitos, e disse que na cidade de Canela/RS, onde começou a Semana do Bebê no Brasil e da qual ela teve a honra de participar, encontrou bebês prefeitos com 18 anos, que nasceram e cresceram na cidade, tornando-se cidadãos com oportunidades de progredir e contribuir para a sociedade. Ela disse ainda que enxergou em Guamaré essa mesma possibilidade.

Após sua apresentação e considerações finais, a palestrante relatou que via a cidade de Guamaré como “o bater de asas de uma borboleta, que tem a capacidade de mudar todos os aspectos da natureza em prol da infância”. Finalizadas as apresentações, o Prefeito Hélio Willamy agradeceu aos Secretários e convidados, intitulando a ele e seu governo que será lembrado como o “Prefeito da Criança”. Hélio agradeceu os elogios, mas disse que preferiria deixar esse reconhecimento para cidade de Guamaré.

O chefe do executivo enfatizou também que tinha em sua gestão o hábito de “descentralizar centralizando”. O conceito foi explicado pelo Prefeito como o ato de dar autonomia aos seus Secretários, ao mesmo tempo que cobra os resultados. “Tenho muito orgulho de ser o primeiro Prefeito de Guamaré a conquistar o Selo Unicef, pois assim tenho a certeza que o meu compromisso com a primeira infância está sendo voltado para cada cidadão Guamaraense, que ao ter o desejo de construir sua família, já recebe os atendimentos básicos e essenciais para que os seus filhos sejam bem cuidados em nossas políticas públicas”, disse, destacando que o seu governo está garantindo os direitos em todas as políticas públicas na primeira infância”.

O prefeito finalizou suas palavras em tom de emoção, agradecendo a presença dos convidados, concluindo sua fala, deixando uma frase para reflexão: “Tudo que se sonha com amor pode se conseguir”. Hélio conclamou a todos para voltarem a ser crianças e sonhar nesta V Semana do Bebê.