SEMANA DO BEBÊ FORTALECENDO VALORES E VÍNCULOS COM A BRINCADEIRA

 

A atividade “Fortalecendo Valores e Vínculos com a Brincadeira” aconteceu em forma de oficinas simultâneas alusivas a V Semana do Bebê, no último domingo, 8, das 15h às 17h30, na Escola Municipal Antônio Theodorico, localizada em Salina da Cruz e no Assentamento Santa Maria III, na Unidade Básica de Saúde-UBS, ambas contou reuniu um bom público, incluindo crianças de 0 a 6 anos de idade, mães, técnicos e palestrantes.

A realização da atividade foi da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Sociais – CRAS Centro e Baixa do Meio. Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS também contribuíram para o êxito da programação.

Fortalecendo vínculos familiares

As oficinas tiveram como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de atividades lúdicas que estimularam a cooperação, solidariedade e respeito mútuo e foram direcionadas para faixas etárias especificas: Oficina “O Cantinho Lúdico” (até dois anos); Oficina “Expressão da Infância” (entre três e quatro anos) com desenho e pintura; Oficina “Circuito de Cooperação e Solidariedade” (entre cinco e seis anos).

1º OFICINA- CANTINHO LÚDICO: A ÚNICA REGRA É SE DIVERTIR

O cantinho lúdico refere-se a um lugar planejado especialmente para crianças de 0 a 2 anos de idade, onde elas possam brincar com seus pais ou responsáveis, afim de estimular o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Na ocasião foram disponibilizados brinquedos voltados para a estimulação sensorial, com sons e diferentes texturas que estimulem os sentidos.

2º OFICINA A EXPRESSÃO DA INFÂNCIA: DESENHOS

Essa oficina traz como principal atividade o desenho e foi desenvolvida para crianças na faixa etária de 3 a 4 anos de idade. Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade por ela vivenciada, estimulando a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumento da capacidade de concentração e expressão das crianças.

3º CIRCUITO: CONSTRUINDO VALORES E VÍNCULOS ATRAVÉS DOS JOGOS

Esta atividade foi planejada para crianças na primeira infância com faixa etária de 5 a 6 anos de idade, com intuito de desenvolver através do jogo que envolve confiança no outro para superação de desafios e riscos. Dessa experiência surgem as regras de convivência e de organização. O jogo se constitui num espaço privilegiado de diálogo e interação, com ricas possibilidades de administração dos conflitos, estabelecendo uma diferença entre jogo e brincadeira, pois o jogo é uma brincadeira com regras e a brincadeira é um jogo sem regras. Essa oficina tem por objetivo proporcionar as crianças momentos de descobertas de um mundo cheio de cores, formas, linhas, sentimentos e imaginação.

Momento da Palestra
Além das oficinas, também aconteceu palestra para os pais e responsáveis das crianças com a temática voltada para o “Fortalecimento de Vínculos Familiares”. O objetivo foi integrar a participação das mães também nas atividades, uma vez que é a família que interage diretamente com a criança e influencia na formação da personalidade, de seus conceitos, pois são os primeiros a contribuir positivo ou negativamente, e que acompanha por muito tempo seu percurso. Foi disponibilizado um espaço para que enquanto as crianças estavam nas oficinas, às mães, pais e responsáveis estavam assistindo a palestra, sob o tema: “Os cuidados com a primeira infância, no âmbito familiar’’, ministrada no Assentamento Santa Maria III pelo palestrante Nilo Ferreira Pinto Júnior, advogado, filósofo, escritor, professor universitário e ex- juiz do Tribunal Regional Eleitoral-TRE do Rio Grande do Norte.

Em Salina da Cruz a palestra foi realizada pelos Ministros da Comunhão Eucarística e Agentes Missionários a Evangelização de Casais e Jovens: Emerson José Cortez (Contador, Coordenador de Projetos da Fundação do RN) e Keyla Cristiane Teodósio (Oficial de Justiça do RN).