Prefeito Adriano Diógenes presta contas e destaca metas em sua primeira mensagem à Câmara Municipal

publicado: 20/02/2019 21h24,
última modificação: 20/02/2019 21h24

Uma Guamaré em desenvolvimento, com seus serviços essenciais em pleno funcionamento e o salário em dia dos servidores municipais. Este foi o diagnóstico administrativo descrito pelo prefeito Adriano Diógenes na sua primeira mensagem anual à Câmara Municipal, apresentada no plenário da Casa nesta quarta-feira, 20. A mensagem marcou a abertura dos trabalhos legislativos deste ano.

O prefeito Adriano Diógenes relatou para os vereadores e para a população o que sua gestão de pouco mais de 60 dias à frente da Prefeitura já conseguiu realizar. Também anunciou as metas para 2019, com destaques para o Concurso Público, modernização da máquina administrativa, regularização fundiária, captação de investidores brasileiros e internacionais para o município e  a construção de um parque de energia renovável.

Medidas visando o ajuste das finanças do Município também pautaram a mensagem. Adriano anunciou que vai enviar à Câmara Municipal ainda este ano o projeto que cria uma bolsa de aporte financeiro para os alunos que precisam deixar a cidade para cursar uma graduação. O prefeito lembrou que a cidade sofreu retrocessos com o processo político e a conturbada transição administrativa no ano de 2019.

Na mensagem aos vereadores, o Prefeito Adriano Diógenes destacou que a Prefeitura trabalha para melhorar a arrecadação e reaver as perdas no ICMS do gás e petróleo. Em relação a programas e investimentos, ele prefeito dividiu o seu discurso por áreas administrativas, elencando separadamente as ações já adotadas e também as metas projetadas para o exercício de 2019.

A Saúde, o Turismo e a Educação mereceram destaques na mensagem do executivo. Na saúde, ele destacou a construção do complexo hospitalar, a implantação de uma Central de Regulação, de um Prontuário Eletrônico no Centro Especializado em Odontologia e da Oficina Ortopédica na sede de Guamaré. A implantação de duas Equipes Multidisciplinar Especializada em Saúde Mental, uma no Distrito de Baixa do Meio e outra na sede de Guamaré, também mereceram destaques.

No Turismo, o prefeito apresentou um calendário de eventos captados para o município, já para este ano de 2019, e elencou projetos importantes, a exemplo da reforma com modernização e climatização do Clube Municipal e a construção do Terminal Turístico da Ilha do Presídio. Na Educação, Adriano reforçou o compromisso da gestão com o monitoramento das metas e a avaliação do plano municipal de educação, garantiu investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas e destacou a valorização dos profissionais da educação.

Ações e metas nas áreas de Segurança Patrimonial, Indústria e Capacitação, Transportes, Meio Ambiente, Administração, Tributação, Desenvolvimento Rural, Pesca, Esporte e Juventude, Assistência Social, Obras e Infraestrutura também foram destaques na mensagem do prefeito Adriano Diógenes, que sinalizou com avanços e modernização em todos os setores da gestão.

No final de sua mensagem, o prefeito Adriano Diógenes destacou de forma muito especial, o legado que recebeu da gestão do líder político Hélio Willamy, a qual ele teve a felicidade de estar à frente das ações bem sucedidas na área de Saúde. Guamaré foi considerada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Fiocruz Pernambuco, uma das cidades brasileiras que mais investe por habitante em saúde pública.

Nas últimas palavras da sua mensagem anual à Câmara, o prefeito fez questão de reafirmar o seu compromisso de zelar por um relacionamento respeitoso com o Poder Legislativo, para o sucesso das parcerias de trabalho pelo bem comum dos cidadãos de Guamaré. Adriano também ressaltou o empenho de toda a equipe de governo para o alcance das metas de governo, agradecendo de igual modo, a vice-prefeita Iracema Morais.