FAMÍLIAS DO CONJUNTO VILA MARIA EM GUAMARÉ, FESTEJAM A CHEGADA DE ÁGUA

publicado: 17/11/2015 08h02,
última modificação: 17/11/2015 08h02

BIE - Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa. Crédito: Pedro França/Agência Senado

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da secretaria de obras, realizou a perfuração de um novo poço artesiano com vazão de 120 m³ de água, no conjunto Vila Maria. O novo sistema de captação de água beneficiará aproximadamente 200 famílias residentes no conjunto, além de atender também a demanda da Escola Municipal de Ensino Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário e o Posto de Saúde.

As famílias receberam a boa notícia com festa, e comemoraram a chegada da água “Esse novo poço que foi perfurado é considerado estratégico, pois melhorará o sistema de abastecimento do conjunto Vila Maria e atenderá a demanda da comunidade”, analisa o prefeito Hélio Miranda.

A Secretaria de Obras está concluindo a instalação de equipamentos para bombeamento, teste final de vazão, análise físico-química e bacteriológica da água, não somente do poço do conjunto Vila Maria, mas também dos 53 poços já perfurados na comunidade de Mangue Seco II com vazão de 240 mil litros de água por dia. A previsão é que de hoje até terça feira, dia (17), a comunidade de Salina da Cruz e a sede do município, já esteja com água boa, de qualidade e em abundância nas torneiras. O bombeamento do poço está sendo feito para um reservatório de 40 mil litros, que fica localizado no estado de futebol Ubajarão.

Funcionários da secretaria de obras estão trabalhando no local para fazer a ligação na própria rede de água, para que todas as famílias do conjunto sejam beneficiadas. A crise hídrica que assola não somente o município de Guamaré, mas o nordeste inteiro, levou algumas famílias do conjunto Vila Maria com o benefício, a tomar banho com os testes de vazão que foram feitos, aumentando à esperança de dias melhores com ações para abastecer a população do município com água potável.