Bem avaliado pelo folião em 2019, Carnaval de Guamaré foi tranquilo e registrou crescimento

publicado: 07/03/2019 12h44,
última modificação: 07/03/2019 12h44

O Carnaval 2019 já é considerado um legado para Guamaré: foi a folia com a maior participação popular já registrada e a melhor sensação de segurança entre os foliões, incluindo os visitantes. Para a edição 2020, o prefeito Adriano Diógenes promete novidades, ao fazer um balanço positivo da festa.

Com pouco investimentos por parte da prefeitura, Guamaré conseguiu realizar este ano, umas das maiores festas de rua do Polo Costa Branca, não ficando muito atrás de municípios que já têm tradição em organizar grandes carnavais na região. A cidade estava limpa e bem iluminada para receber o folião.

“Não é a Prefeitura que faz a festa. É o folião. Acredito que Guamaré tem potencial para avançar e realizar seu Carnaval um pouco maior, diante dos resultados que a festa traz para a cidade em vários aspectos”, afirmou Adriano.

Economia

E os números comprovam: segundo a Secretária de Turismo Mauricéia Cavalcante pelo menos R$ 1 milhão de reais circulou na cidade em cinco dias de arrastões pelas ruas. “O nosso folião, a maioria mora no município e vem das cidades da região, gastando em média R$ 60 por dia de festa”, acrescentou ela, lembrando que esses recursos circularam principalmente no setor de serviços e no comércio de ambulantes.

Saúde

No Hospital Manoel Lucas de Miranda, segundo o Secretário de Saúde Fabrício Morais, 566 pessoas deram entrada no Pronto Socorro e receberam o atendimento necessário. “Graças a Deus foi tudo dentro da normalidade, nossa equipe estava pronta para atender o folião e a farmácia do hospital abastecida com medicamentos”, explicou.

Segurança

Na Segurança Pública, o saldo também é extremamente positivo: segundo o Secretário de Segurança do município, José Claiton Pinho, apenas três ocorrências foram registradas, sendo uma por embriaguez ao volante, um acidente com vítima fatal, sem relação com o evento e foi registrado um Termo Circunstancial de Ocorrência por lesão leve. Seis Boletins de Ocorrência foram registrados por perda de documentos, furto de celular, desacato e abuso de autoridade.

Consolidação – Para o prefeito, diante dos resultados positivos conquistados em 2019, o desafio é aproveitar o momento do Carnaval para consolidar a cidade como um destino turístico, para quem procura um carnaval mais tranquilo no interior e aproveita o período para o lazer em família e com os amigos.

Agradecimento – O prefeito Adriano Diógenes também ressaltou que a estrutura de organização, mesmo tendo sofrido alguns ajustes esse ano, transcorreu de forma a garantir um Carnaval de paz ao folião.

Diógenes aproveitou ainda para agradecer a toda a equipe e à imprensa pelo esforço e contribuição para fazer deste o maior Carnaval dos últimos anos em Guamaré. “O sentimento é de dever cumprido. Agora é trabalhar 2020, para que a festa seja ainda melhor e o Carnaval siga o ritmo de crescimento que vem alcançando desde 2013, depois das mudanças no seu formato e na estrutura”, concluiu o prefeito.